
Reveja o Dia em que Dinamite Fez História com uma Goleada Épica sobre o Corinthians!
Neste sábado, 5 de outubro, acontece um emocionante confronto entre Corinthians e Vasco pelo Campeonato Brasileiro. Para muitos torcedores do Vasco, esse dia traz à mente a lembrança do icônico Roberto Dinamite, um verdadeiro ícone da história do clube. Há quase 45 anos, no dia 4 de maio de 1980, ele fez história ao marcar todos os gols da vitória do Vasco por 5 a 2 contra o Corinthians, em uma partida que se desenrolou no Maracanã.
Roberto Dinamite, que é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro com 190 gols e infelizmente faleceu em janeiro de 2023, guardava com carinho a lembrança dessa partida épica. Em uma entrevista anos depois, ele recordou a ocasião como um dos momentos mais marcantes de sua carreira. Naquele jogo, ele brilhou em frente a um público massivo, com mais de 100 mil pessoas presentes, enquanto as torcidas do Flamengo e do Corinthians se uniam na arquibancada.
A partida começou com Caçapava, do Corinthians, abrindo o placar aos 11 minutos. No entanto, Dinamite respondeu rapidamente, virando o jogo com gols aos 13, 27, 37 e 39 minutos do primeiro tempo, enquanto Sócrates descontou para os corintianos antes do intervalo. Já na segunda etapa, Dinamite fechou a conta aos 27 minutos, garantindo sua performance memorável.
Em 2024, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) homenageou Roberto Dinamite ao batizar o troféu destinado ao artilheiro do Campeonato Brasileiro com seu nome. Neste ano, o prêmio foi entregue a Yuri Alberto, do Corinthians, e Alerrandro, do Vitória, ambos com 15 gols.
O design do troféu também celebra a carreira de Dinamite, apresentando os anos em que ele competiu no torneio e a quantidade de gols que marcou em cada edição, fazendo uma bela homenagem ao seu legado.
Na partida de hoje, Yuri Alberto é visto como uma das esperanças do técnico Ramón Díaz (ex-Vasco) para ajudar o Corinthians a conquistar sua primeira vitória no campeonato. O time busca manter um histórico invicto em casa contra o Vasco na Neo Química Arena, onde desde sua inauguração em 2014, acumula cinco vitórias e um empate.
Por outro lado, o Vasco, com o técnico Fábio Carille, aposta em Pablo Vegetti para quebrar um jejum de 18 anos sem vencer o Corinthians fora de casa, sendo que a última vitória do clube carioca nesse cenário foi em 2007.
Assim, o encontro deste sábado promete ser carregado de emoção e referências a uma das partidas mais memoráveis do futebol brasileiro, recordando a trajetória de um dos grandes ídolos que o esporte já teve.