“Nintendo Switch: A Surpreendente Ideia do Virtual Console que Quase Aconteceu!”
Antes do lançamento do serviço de jogos retrô do Nintendo Switch Online (NSO), a Nintendo tinha um plano ambicioso para um sistema que ficou conhecido como Switch Virtual Console, codinome "Clipper". Este projeto, iniciado por volta de 2015, pretendia trazer a experiência nostálgica da Virtual Console, presente em consoles anteriores, mas com uma adição interessante: a oferta de um jogo gratuito por mês aos assinantes do NSO.
Recentemente, informações sobre o "Clipper" foram divulgadas, revelando detalhes sobre sua concepção e desenvolvimento. O projeto foi uma colaboração entre as empresas iQue e M2, com o apoio da NERD, todas conhecidas por suas contribuições na preservação e emulação de jogos clássicos. O projeto tinha um início promissor, reutilizando tecnologias já existentes, como o emulador de NES do 3DS e o emulador de Nintendo 64 do Wii U.
Entre as ideias desenvolvidas para o Switch Virtual Console, estavam algumas características que prometiam enriquecer a experiência dos jogadores. Uma delas era a animação retrô genuína que aparecia ao iniciar um jogo no modo CRT, simulando o ligamento de uma TV antiga, com efeitos sonoros que remetiam aos clássicos consoles Famicom e NES. Além disso, uma ampla lista de jogos foi testada, incluindo grandes sucessos da Nintendo e de outras desenvolvedoras, como Final Fantasy, Mega Man 2 a 6, Ganbare Goemon! e Star Luster.
O projeto também incluía funcionalidades inovadoras. Por exemplo, a ideia de permitir que os jogadores ajustassem a velocidade dos jogos, com modos lentos, normais e rápidos, além de um sistema de netplay que inovava na interação online. Um dos conceitos era a possibilidade de "embaralhar" os controladores entre até quatro jogadores a cada 30 segundos, permitindo uma comunicação mais dinâmica por meio de mensagens rápidas e emojis.
O foco em jogos clássicos continuava com o SNES Virtual Console, que tinha em seu catálogo títulos icônicos como Street Fighter ZERO 2, enquanto para o Nintendo 64 havia interesse em jogos já disponíveis no Wii U Virtual Console, como Banjo-Kazooie, Blast Corps e Ogre Battle 64, este último sendo aprimorado com correções de bugs.
Entretanto, por volta de maio de 2017, informações sobre o "Clipper" começaram a se dissipar, paralelo à mudança de abordagem da Nintendo em relação a jogos clássicos no Switch. Em junho do mesmo ano, a companhia anunciou o "Classic Game Selection", que viria a se tornar a base do atual Nintendo Switch Online, oferecendo uma biblioteca de jogos clássicos aos seus assinantes.
Embora o Switch Virtual Console não tenha sido lançado conforme o planejado, sua ideia serviu como um precursor do serviço de ROMs do Nintendo Switch Online. Elementos como a curadoria de jogos icônicos e a inclusão de modos online foram heranças do projeto "Clipper", que não apenas buscava reviver a nostalgia dos jogadores, mas também trazer inovações.
O serviço do Nintendo Switch Online continua a evoluir, mas a visão original para a Virtual Console reflete o compromisso da Nintendo com a qualidade e atenção aos detalhes, mantendo viva a conexão com a história dos jogos. Para aqueles interessados em saber mais sobre os planos e as ideias que cercavam essa iniciativa, há uma ampla gama de informações disponíveis sobre sua trajetória e legado.