
Nesta temporada, o Flamengo trouxe dois importantes reforços para o time: o lateral-direito Danilo, ex-Juventus, e o atacante Juninho, que estava no Qarabag. Danilo, que chegou por meio de uma transferência sem custos após rescindir seu contrato na Itália, é versátil, podendo atuar tanto na lateral quanto na zaga, o que já foi explorado pelo técnico Filipe Luís nesta temporada.
Com as saídas de David Luiz e Fabrício Bruno, que não teve seu contrato renovado e foi negociado para o Cruzeiro, respectivamente, a chegada de Danilo oferece novas alternativas para a defesa do time. Além dele, Léo Ortiz, um defensor que foi adquirido no ano passado por cerca de R$ 37 milhões do RB Bragantino, também é uma peça chave na zaga. Embora tenha enfrentado um início difícil para garantir sua posição entre os titulares, Ortiz agora é um dos nomes certos na linha defensiva sob a orientação de Filipe Luís.
Recentemente, o comandante do Flamengo comentou sobre os desafios que enfrenta para escalar sua defesa, dada a boa fase de três jogadores: Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo. Durante uma coletiva de imprensa, Filipe Luís mencionou a possibilidade de alterar sua abordagem tática para acomodar todos os três jogadores em campo. Ele destacou que a competição interna entre eles pode elevar o nível de desempenho da equipe, e que, se todos estiverem em grande forma, será necessário colocá-los juntos no time titular.
Filipe Luís também tranquilizou a torcida, afirmando que, com a agenda apertada de partidas, haverá oportunidades para todos jogarem. A vontade de manter o alto padrão de desempenho nos jogos é uma prioridade, e a flexibilidade nas escolhas táticas será fundamental para lidar com essa situação. Com um elenco que se mostra competitivo e talentoso, o Flamengo está se preparando para enfrentar os desafios da temporada com renovada esperança e determinação.