
O zagueiro Léo Pereira apresentou uma contusão que gerou preocupação imediata após a partida, e sua condição será reavaliada pelo departamento médico do Flamengo no centro de treinamento durante a reapresentação da equipe. É possível que ele não viaje para a Venezuela para o próximo compromisso do time.
Caso o exame revele problemas no joelho de Léo, ou se a comissão técnica decidir preservá-lo devido à longa viagem para San Cristóbal, que está a 800 km de Caracas, o técnico Filipe Luís terá algumas decisões a tomar. O Flamengo conta com uma equipe reduzida de zagueiros experientes, já que David Luiz e Fabrício Bruno foram negociados na janela de transferências recente.
Uma das alternativas para o setor defensivo seria Alex Sandro, que fez a transição de lateral para zagueiro na Itália. No entanto, ele e Danilo, que também evoluiu de lateral para a zaga, estão indisponíveis, sendo Danilo no departamento médico. Isso limita as opções para o treinador, que poderá precisar considerar uma improvisação ou a inclusão de um atleta da base.
Cleiton, conhecido como Bahia entre os colegas, é uma opção viável. Outros jogadores, como Carbone e João Victor, também têm recebido oportunidades nesta temporada, mas a pressão de uma partida na Libertadores pode exigir um jogador com mais experiência.
Adicionalmente, se Léo Pereira não puder viajar para a Venezuela, há a possibilidade de que ele fique de fora da excursão para a Bahia, onde o Flamengo enfrentará o Vitória na sequência, em um jogo do Campeonato Brasileiro. Portanto, a situação do zagueiro é um fator a ser considerado não apenas para o confronto na Libertadores, mas também para o próximo compromisso no nacional.
A equipe e comissão técnica do Flamengo observam atentamente a evolução do jogador, buscando garantir a melhor formação possível para os desafios à frente.