Escândalo No Futebol: Presidente do Corinthians convocado para depor!

Augusto Melo, ex-presidente do Corinthians, junto com os ex-diretores Marcelo Mariano e Sérgio Moura, recebeu intimação da Polícia Civil de São Paulo para depoimentos relacionados ao caso VaideBet. Essa investigação investiga possíveis irregularidades no contrato de patrocínio entre a plataforma de apostas e o clube. O contrato, firmado no ano anterior, prometia ser o maior do futebol brasileiro, com um investimento de R$ 370 milhões.

O delegado Tiago Fernando Correira, responsável pela investigação, intimou os três envolvidos a prestarem depoimento entre os dias 13 e 16 de abril. O caso ganhou destaque quando foram revelados pagamentos que o Corinthians fez à empresa Rede Social Media Design LTDA, a qual atuou como intermediadora no acordo com a VaideBet. A investigação sugere que parte desse dinheiro pode ter sido repassada a uma empresa ‘laranja’.

Marcelo Mariano ocupou o cargo de diretor administrativo durante o início da gestão de Augusto Melo, enquanto Sérgio Moura foi superintendente de Marketing do clube. Com a convocação de Melo, acredita-se que a investigação esteja se aproximando de uma conclusão, uma vez que os principais investigados geralmente são chamados para depor mais tarde no processo.

As investigações sobre o patrocínio emergiram em maio de 2024, quando a VaideBet decidiu romper o contrato com o Corinthians após questões relacionadas a uma cláusula de anticorrupção. Um dos focos principais da apuração são os R$ 1,4 milhão que o clube pagou à Rede Social Media Design, cujos proprietários alegam não ter conhecimento sobre a atuação da empresa na intermediação do negócio.

Além disso, o dinheiro teria sido direcionado a uma pessoa identificada como Edna Oliveira dos Santos, residente em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Ela é descrita como uma mulher que vive modestamente e tem como principal fonte de renda o auxílio do Bolsa Família. É importante ressaltar que o surgimento de empresas ‘laranja’ em negociações de grande monta gera preocupações sobre a transparência nas finanças do futebol.

A situação está gerando discussões sobre os impactos e as responsabilidades em torno dos contratos de patrocínio no esporte, especialmente em um cenário onde as cifras são exorbitantes. O desfecho da investigação poderá esclarecer muito sobre a dinâmica de parcerias financeiras no meio esportivo e a necessidade de uma maior regulamentação nesse campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top