
Emergência em Colapso: Hospital Enfrenta Superlotação de 360% e Prioriza Apenas Casos Críticos!
Nos últimos dias, a emergência do Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, está enfrentando um grande desafio devido à superlotação. A unidade está operando com restrições e atualmente atende apenas casos considerados de risco de morte. Na manhã de terça-feira, a instituição informou que estava funcionando com uma ocupação que ultrapassa em 360% a sua capacidade, considerando os 10 leitos disponíveis.
Diante dessa situação, o hospital aconselha a população a buscar outras alternativas de atendimento na cidade. Para casos menos severos, é indicado que as pessoas se dirijam às Unidades Básicas de Saúde ou às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nas proximidades.
De acordo com informações da administração do hospital, a superlotação não é uma situação nova, mas os níveis mais críticos têm sido observados desde a semana passada. As principais razões para esse aumento no número de pacientes estão relacionadas à procura espontânea de atendimento por parte de pacientes em estado agudo e crítico, além dos encaminhamentos feitos por meio da regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
A situação tem gerado preocupações, e a administração do hospital trabalha para encontrar soluções enquanto aguarda um retorno das autoridades de saúde sobre o problema. É essencial que a comunidade esteja ciente da atual capacidade de atendimento e busque opções adequadas para suas necessidades de saúde.