
Elon Musk Revela Planos Audaciosos: Tarifas Zero entre EUA e Europa à Vista!
Elon Musk, o bilionário norte-americano e CEO da Tesla e SpaceX, expressou sua visão sobre as relações comerciais entre os Estados Unidos e a Europa durante um congresso do Partido da Liga, em Florença, Itália. Ele destacou que espera um futuro com liberdade total de comércio entre as duas regiões, em um momento em que os EUA, sob a administração do presidente Donald Trump, implementaram tarifas sobre alguns de seus parceiros comerciais.
Musk, que atua como conselheiro de Trump, afirmou que, na sua perspectiva, tanto a Europa quanto os Estados Unidos deveriam trabalhar em direção a uma situação de tarifa zero, efetivamente criando uma zona de livre comércio entre estas regiões. Ele fez essa declaração logo após o anúncio de uma tarifa geral de 20% que afetará a Itália e outros países da União Europeia, especificamente em relação ao superávit comercial positivo que a Itália tem com os EUA.
Durante sua participação no evento, Musk expressou também a necessidade de facilitar a mobilidade entre os continentes. Ele defendeu que as pessoas deveriam ter a liberdade de trabalhar tanto na Europa quanto na América do Norte, sugerindo que essa ideia foi uma das recomendações que ele compartilhou com o presidente Trump.
Musk, que já teve uma postura próxima à primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e seu partido, os Irmãos da Itália, além de apoiar a Liga de Salvini, abordou a questão das tarifas em um contexto de grande preocupação com o comércio internacional. O ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, também fez comentários sobre a importância de evitar uma escalada nas tensões comerciais e as possíveis consequências de tarifas retaliatórias.
Além disso, Musk recentemente expressou agradecimento ao líder da Liga, Matteo Salvini, pelo apoio à Starlink, seu projeto de internet via satélite. O ambiente das relações comerciais entre os EUA e a Europa continua complexo, mas as declarações e o envolvimento de Musk ilustram a intersecção entre negócios, política e a dinâmica das trocas comerciais globais.