![](https://www.maisbrasilnoticias.com/wp-content/uploads/2025/02/07022025_cg_palmeiras_7687_21-340x191.jpg)
O Palmeiras se reapresentou na tarde desta sexta-feira, 7 de fevereiro, na Academia de Futebol, após o empate em 1 a 1 contra o Corinthians na noite anterior, no Allianz Parque. O time já está focado na próxima partida, que será contra o Água Santa, no domingo, 9 de fevereiro, às 18h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, válida pela 8ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.
Na atividade, os jogadores que participaram de mais de 45 minutos do clássico realizaram um trabalho regenerativo nas dependências do centro de excelência. Os demais integrantes do elenco disputaram um coletivo em campo reduzido, dividido em dois tempos de 25 minutos.
Dentre os atletas que participaram do coletivo estava o meio-campista Figueiredo, que fez sua estreia pelo time principal no Derby, se tornando a 45ª “Cria da Academia” a jogar pelo Palmeiras desde 2020. Vale ressaltar que, ao longo das temporadas de 2021, 2022, 2023 e 2024, sempre houve pelo menos um jogador formado nas categorias de base atuando nas partidas. A única exceção foi uma partida de 2020, totalizando agora 306 jogos consecutivos com a presença de uma “Cria em campo”.
Figueiredo expressou sua felicidade pela estreia, mas também sentiu o peso do empate. “Estou muito feliz pela minha estreia, mas triste pelo empate amargo. Creio que poderíamos ter saído com os três pontos, mas acontece, futebol é assim. São dez anos aqui no Palmeiras e estou muito contente por ter debutado no clube que amo e que sempre fui torcedor”, comentou o jogador.
Chegando ao Palmeiras em 2015, Figueiredo se destacou nas categorias de base, especialmente pelo seu talento técnico e habilidade como segundo volante. Ele enfrentou desafios em sua trajetória, incluindo lesões no ligamento cruzado dos joelhos, mas se recuperou e vem treinando com o time profissional desde o final do ano passado. “Não esperava começar o ano tão bem, jogando bem na Copinha e logo depois subindo para o time profissional. Sou grato a Deus, à minha família e aos companheiros que tornaram isso possível”, destacou.
A partida contra o Água Santa terá um marco histórico para o Palmeiras, sendo apenas a segunda vez que o clube jogará fora de São Paulo em um jogo do Campeonato Paulista. O primeiro foi em 2021, em um empate contra o São Bento no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Atualmente, o Palmeiras ocupa a vice-liderança do Grupo D, com 12 pontos, quatro a menos que o São Bernardo.
Figueiredo destacou a importância do jogo: “Será um duelo crucial para nós, pois precisamos subir na tabela e buscar o São Bernardo, que está em ótima fase. Vamos em busca dos três pontos e dar o nosso melhor”. A expectativa é que a equipe faça uma boa apresentação e avance na competição.