Neste sábado, 8 de março de 2025, o Campeonato Cearense promove o primeiro Clássico-Rei do ano, entre Fortaleza e Ceará. O jogo, que acontece na última rodada da primeira fase, contará com a arbitragem do paulista Matheus Candançan, que é árbitro da FIFA. Esta informação foi confirmada pela comissão de arbitragem da Federação Cearense de Futebol (FCF).
Como parte da normativa do campeonato, quando um clube solicita árbitros de fora do estado, a equipe de arbitragem deve ter escudo FIFA ou, pelo menos, ser classificada como Máster. No caso deste clássico, além de Candançan, o quarteto de arbitragem é composto por Victor Hugo Imazu, do Paraná, como assistente 1, e Gisele Cazarin, de Santa Catarina, como assistente 2. A árbitra reserva será Charly Wendy, também de Santa Catarina.
A solicitação de árbitros de fora foi feita pelo Fortaleza, que é o time da casa na partida. No entanto, os custos da arbitragem será divididos entre os dois clubes. Esses gastos, que estão estimados entre R$ 40 mil e R$ 50 mil, podem variar de acordo com despesas como passagens e hospedagem, e serão descontados da arrecadação do jogo, conforme um acordo pré-estabelecido entre os rivais.
Candançan, que foi escalado pela CBF a pedido da FCF, já esteve em ação recentemente, tendo apitado na reestreia de Neymar pelo Santos, em uma partida contra o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista. Além disso, ele também foi o árbitro do último jogo do Fortaleza na temporada passada, que ocorreu contra o Internacional na Série A do Campeonato Brasileiro.
A escala completa do jogo é a seguinte:
Fortaleza x Ceará
- Árbitro: Matheus Candançan (FIFA/SP)
- Assistente 1: Victor Hugo Imazu (FIFA/PR)
- Assistente 2: Gisele Casarin (FIFA/SC)
- Árbitra Reserva: Charly Wendy (FIFA/SC)
Os torcedores estão ansiosos para essa partida, que promete ser emocionante, com a rivalidade forte entre os times e a expectativa de um grande show de futebol. O Clássico-Rei é sempre um evento especial para os amantes do futebol cearense.