
Brasil Chama Diplomata dos EUA e Abre Portal para Discussões sobre Deportados!
Na última sexta-feira, 24 de março, um voo que chegaria dos Estados Unidos estava programado para pousar em Confins, Minas Gerais, às 20h. Porém, devido a uma falha no ar-condicionado, a aeronave precisou fazer uma parada em Manaus, onde acabou sendo cancelado e o avião foi mantido para manutenção. Como resultado, os deportados provenientes dos EUA chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte no sábado à noite, dia 25.
Este voo representa um marco na nova administração dos Estados Unidos, mas sua organização ocorreu antes da posse do atual presidente. Desde 2017, existe um acordo firmado entre Brasil e Estados Unidos relacionado a deportações. A determinação para trazer brasileiros de volta ao país, nesse caso específico, partiu do governo anterior.
Vale ressaltar que, em janeiro de 2025, outro voo já trouxe 100 deportados ao Brasil. Esse voo chegou a Confins no dia 10 de janeiro, após decolar de Alexandria, nos EUA, durante a administração do então presidente. No ano de 2024, um total de 17 voos realizaram a deportação de mais de 2.100 pessoas, superando o número de 2023, que registrou 14 voos e um total de pouco mais de 1.400 deportados.
O Itamaraty está atento à situação dos brasileiros nos Estados Unidos, com seus consulados monitorando de perto as circunstâncias e avaliando quais tipos de assistência podem ser oferecidos.