
Angelina Jolie visita Guajajara e revela histórias inspiradoras em centro de refugiados em SP!
A atriz, cineasta e ativista Angelina Jolie se encontrou com Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, em São Paulo, no dia 3 de abril de 2025. Durante a reunião, Jolie e Guajajara discutiram a importância do apoio aos povos indígenas brasileiros, a defesa dos territórios demarcados e algumas iniciativas do governo brasileiro, incluindo os Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs).
Além do encontro com a ministra, no dia seguinte, Angelina Jolie visitou o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), localizado no Tatuapé, zona leste da capital paulista. Nesta visita, a atriz teve a oportunidade de dialogar com líderes de comunidades de imigrantes, incluindo representantes de grupos afegãos, bolivianos e camaroneses. O CDHIC é uma organização da sociedade civil que atua desde 2009, oferecendo assistência a imigrantes e refugiados, com foco em apoio jurídico, social e na promoção de direitos humanos.
Jolie tem se dedicado ao ativismo por mais de 20 anos, trabalhando como embaixadora e enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Seu compromisso em usar sua visibilidade para promover mudanças e apoiar iniciativas que garantam os direitos humanos e a cidadania foi o foco de sua visita ao CDHIC.
A artista trouxe à tona questões cruciais sobre a defesa dos direitos dos povos indígenas e a situação de imigrantes, enfatizando a necessidade de ações efetivas para promover a justiça social. Seu encontro com Guajajara e a visita ao centro são parte de um esforço contínuo para levantar a conscientização sobre a importância da proteção dos direitos humanos e da cidadania, tanto no Brasil quanto globalmente.