![](https://www.maisbrasilnoticias.com/wp-content/uploads/2025/02/vacina-contra-dengue-1730801865891_v2_615x300.jpg)
Descubra Quem Pode Participar e Onde Acontece: Esclareça Suas Dúvidas Agora!
Atualmente, nem todas as cidades do Brasil contam com vacinas disponíveis. As autoridades de saúde, incluindo a Anvisa e conselhos de saúde, definiram critérios específicos para a distribuição dessas doses. A prioridade é dada a regiões que apresentaram alta transmissão nos últimos dez anos, especialmente em grandes cidades com incidência recente elevada da doença. Para mais informações sobre a lista de municípios contemplados, é possível consultar outros canais oficiais.
A vacina contra a dengue é administrada em duas doses. O Ministério da Saúde afirmou que está constantemente avaliando a possibilidade de ampliar o número de municípios que recebem as vacinas. Todo o estoque disponível para 2024 já foi adquirido, totalizando 6,5 milhões de doses, e está programada a compra de 9,5 milhões para 2025. Até o momento, mais de 6,5 milhões de doses foram distribuídas, com cerca de 3,3 milhões de aplicações realizadas. Deste total, mais de 2,3 milhões correspondem à primeira dose, enquanto aproximadamente 945 mil são da segunda.
Para receber a vacina, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua localidade. É necessário que o paciente esteja acompanhado de um responsável e leve um documento de identidade, o cartão de vacina (que pode ser emitido na hora) e um comprovante de residência ou escolar.
A vacina também pode ser encontrada em clínicas particulares, mas há relatos de falta de doses para aqueles que desejam iniciar o esquema vacinal. Algumas pessoas estão enfrentando dificuldades para encontrar o imunizante nas redes privadas.
Recentemente, uma farmacêutica responsável pela vacina informou que o número de doses disponibilizadas para clínicas particulares é limitado. O foco está em oferecer a vacina principalmente através do Sistema Único de Saúde (SUS), além de garantir que aqueles que já começaram a imunização na rede particular recebam prioritariamente a segunda dose.
A vacinação é um passo importante na prevenção de doenças, e é fundamental que os cidadãos se informem sobre sua disponibilidade nas unidades de saúde e clínicas, sempre visando a proteção da saúde coletiva e individual.