Corinthians enfrenta desafio inédito: Descanso abaixo do permitido na maratona de partidas!

Os atletas do Corinthians enfrentarão uma maratona de jogos sem o descanso mínimo de 60 horas entre as partidas, conforme estipulado no regulamento da Federação Paulista de Futebol (FPF). A FPF justifica a proximidade das datas e afirma que esse modelo foi acordado com o clube antes de sua divulgação.

Com o início do Campeonato Paulista marcado para o dia 15 de janeiro e a participação do Corinthians na fase preliminar da CONMEBOL Libertadores, a equipe terá que se adequar a uma tabela cheia e jogos consecutivos. Por exemplo, a 11ª rodada irá ocorrer logo após a 6ª e 7ª rodadas, resultando em um intervalo menor entre as competições. Essa situação foi discutida entre a FPF e a diretoria do Corinthians, que concordou com essa programação.

Embora a FPF tenha suas regras, a questão do descanso dos atletas é amplamente respaldada por estudos relacionados à recuperação física e mental. A falta de tempo adequado entre os jogos pode impactar a performance dos jogadores, levando o departamento técnico a adotar medidas para mitigar essa sobrecarga. Assim, o treinador Ramón Díaz deverá fazer uma rodagem nos jogadores, alternando entre titulares e reservas, especialmente nas duas primeiras rodadas. Isso permitirá que os atletas se preservem e mantenham um bom desempenho em campo.

Vale ressaltar que, ao escalar equipes diferentes em jogos seguidos, o Corinthians não estará infringindo nenhuma regra em relação ao intervalo de 60 horas. Existe uma cláusula no regulamento que permite exceções, desde que haja a solicitação de autorização ao departamento de competições, acompanhada de um laudo médico que confirme a condição dos jogadores para atuar.

A programação de jogos do Corinthians nos primeiros dias de competição é a seguinte:

1. Corinthians x Noroeste – 1º de fevereiro – 18h30 – Paulistão
2. Novorizontino x Corinthians – 3 de fevereiro – 21h30 – Paulistão
3. Palmeiras x Corinthians – 6 de fevereiro – 20h – Paulistão
4. Corinthians x São Bernardo – 9 de fevereiro – 20h30 – Paulistão
5. Corinthians x Santos – 12 de fevereiro – 21h35 – Paulistão
6. Portuguesa x Corinthians – 15 de fevereiro – 18h30 – Paulistão
7. Universidad Central (VEN) x Corinthians – 19 de fevereiro – 21h30 – Pré-Libertadores
8. Corinthians x Guarani – 23 de fevereiro – 18h30 – Paulistão
9. Corinthians x Universidad Central (VEN) – 26 de fevereiro – 21h30 – Pré-Libertadores

Esse cenário apresenta um desafio para o Corinthians e as equipes envolvidas, que precisarão gerenciar bem o elenco para garantir a melhor performance possível durante a competição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top